Famílias vivem em condições precárias sem energia elétrica no Piauí

Paulistana, abril de 2021 – Moradores da fazenda Roça Nova, localizada a 36 km da Cidade de Paulistana, sofrem com a falta de energia elétrica na propriedade há 27 anos. Dos 5.570 municípios brasileiros, Paulistana ocupa a posição de número 4.144 no ranking de desenvolvimento, segundo IBGE.

O cenário da seca é desesperador, tendo grandes perdas e impactos negativos na criação de gado e na agricultura, e com a falta da energia elétrica a situação fica ainda pior.

O dia-a-dia dos agricultores seria mais fácil se a energia elétrica fizesse parte, pois não conseguem ter eletrodomésticos e eletrônicos para manutenção dos alimentos em geladeira e freezer por exemplo. Ter água fresca é só em filtro de barro. Essa é uma das principais lutas diárias do Vereador Osvaldo Mamedio da Costa, conhecido como Osvaldo da Abelha Branca, reeleito Vereador na última eleição municipal.

Uma forma que encontraram para ter energia, foi com a utilização de bateria, mas não dura muito tempo. “É uma forma de ter energia pelo menos a noite, mas, só conseguimos iluminar poucos cômodos da casa, porque se colocarmos em todos, a bateria acaba e ficamos no escuro mesmo, sem contar nos alimentos que perdemos pela falta de geladeira para armazenar e mantêlos”, diz Francisca Rodrigues, 51 anos de idade, Mãe e agricultora desde os 13 anos.

Moradores conseguiram através do Vereador Osvaldo Mamedio da Costa, um gerador para bombear água de um poço artesiano até a propriedade. “Esse gerador facilitaria nossas atividades diárias, mas para que ele funcione é necessário combustível a gasolina, canos e caixa d’água, mas não temos condições de comprar, já perdemos a fé e as esperanças de ter energia elétrica, não é luxo, é necessidade”, diz Assis, agricultor e marido de Francisca Rodrigues.

Fala Piauí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *