Prefeitura de Picos mantém lixão no centro da cidade e moradores protestam

Lixão a céu aberto incomoda moradores da rua Osvaldo Cruz / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros

Indiferente às reclamações dos moradores, a Prefeitura de Picos mantém uma espécie de lixão a céu aberto na rua Osvaldo Cruz, centro da cidade. O problema persiste há vários anos e, apesar dos protestos da comunidade, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos nunca tomou nenhuma providência.

Lixão existe no local há vários anos/Foto: José Maria Barros.

Segundo a professora Raimunda Leal de Brito, conhecida como Diquinha, que mora no cruzamento das ruas Sete de Setembro com a Osvaldo Cruz, bem na esquina, por diversas vezes já denunciou o problema na Secretaria Municipal de Serviços Públicos, mas nada foi feito até o momento.

“Ano passado minha filha adoeceu por conta do mau cheiro oriundo desse lixo acumulado ao lado da minha casa. Tem dia que a gente não suporta ficar nem nos quartos” – denunciou a moradora Diquinha.

Além dos moradores que colocam lixo e galhos de árvores no local, a própria Prefeitura de Picos traz para lá restos de materiais recolhidos de outras ruas. Os garis dizem que fazem isso para que um caminhão recolha depois, porém, nem sempre o lixo é recolhido no mesmo dia e, muitas vezes nem na semana.

A professora Diquinha disse que raramente falta lixo no local, pois, minutos após o coletor passar, já tem gente colocando sacolas com detritos no local. Ela já pediu que a Prefeitura de Picos proibisse a colocação de lixo lá, no entanto, não teve a sua reivindicação atendida.

Prefeitura ignora reclamações dos moradores e lixão permanece/Foto: José Maria Barros.

“Eles sugeriram que eu mesma reclamasse com as pessoas que estão jogando lixo lá e respondi que não, pois pago impostos e a responsabilidade de manter a cidade limpa é da Prefeitura e não do cidadão” – argumentou a professora Diquinha.

Ela sugeriu também que a Prefeitura de Picos colocasse placas de advertência no local avisando que é proibida a colocação de lixo e, também mandasse divulgar um aviso em carro de som, mas, nenhuma das sugestões foi acatada pela Secretaria de Serviços Públicos. Enquanto isso, o lixão a céu aberto continua incomodando vários moradores das ruas Osvaldo Cruz e Sete de Setembro.

 

 

informapicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *