Negra, ex-quebradeira de coco, Regina Sousa faz história ao assumir governo; veja perfil

Ao tomar posse hoje (31), a professora, sindicalista, bancária, Regina Sousa, 71 anos, faz história como a primeira mulher a assumir de forma efetiva, e não mais interina, o governo do estado. A nova governadora é negra e ex-quebradeira de coco.

Regina Sousa assume após a renúncia do cargo do governador Wellington Dias (PT) que vai disputar o Senado Federal nas eleições deste ano.

Regina já adiantou que vai priorizar a área social, não pretende fazer grandes obras e que dará continuidade aos projetos de Wellington Dias (PT), seu parceiro político.

A nova governadora é petista raiz, da linha dura do PT, sempre defendeu o partido como protagonista na política, às vezes, entrando até em choque com setores com ala majoritária do partido.

Veja perfil de Regina Sousa

Nascida na cidade de União em uma família de 14 irmãos, Maria Regina Sousa, 71 anos, foi a primeira mulher a assumir o Senado pelo Piauí. E em 2018, é eleita vice-governadora ao lado de Wellington Dias, seu parceiro no Sindicato e na política. No Senado presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa onde trouxe debate sobre Direitos Humanos e Meio Ambiente.

Filha do trabalhador rural Raimundo Sousa Miranda, já falecido, e da dona de casa Maria da Conceição Silva Miranda. Aos 10 anos já sabia plantar e colher feijão, milho, fava e na fase adulta foi quebradeira de coco.

É fundadora da Central Única dos Trabalhadores no Piauí, da qual já foi presidente estadual e membro da direção nacional. Começou a militância sindical em 1978. Formada em Letras com habilitação em língua portuguesa e língua francesa pela Universidade Federal do Piauí. Em plena ditadura militar, deu início ao seu processo de consciência política, atuando nos movimentos sociais.

Tornou-se professora em 1971, primeiro do ensino fundamental, depois no ensino médio e na Universidade. Ingressou no Banco do Brasil em 1983, quando mergulhou na atividade sindical, onde conheceu seu grande parceiro político, Wellington Dias – atual governador do Piauí.

Sempre ao lado de Wellington, tornou-se presidenta do PT, o qual presidiu por seis mandatos alternados, e coordenou as campanhas vitoriosas de Lula e Wellington Dias.

Por dois mandatos do PT, Regina Sousa foi secretária de Administração em que foi responsável pela reestruturação da máquina administrativa.

A programação de posse inicia, às 9h30, na Assembleia Legislativa e em seguida haverá a cerimônia de transmissão do cargo, às 10h30, no Palácio de Karnak.

Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *