Todas as gerações da imponente Amarok
Aprenda mais sobre o histórico de versões desse potente modelo de picape
Da Redação
Dentre os diferentes modelos de camionete à venda, a mais potente é, sem sombra de dúvida, a Amarok. Com efeito, sua versão topo de linha exibe um parrudo motor V6 dotado de 225 cavalos de potência. É uma picape média que impressiona por ser porte avantajado e pelo seu desempenho avassalador.
Nos dias atuais, ela pode ser encontrada nas versões de acabamento S, SE, a Comfortline, a Highline e, por fim, a Highline Extreme, tendo opções de motorização 2.0 TDI Turbo, 2.0 TDI biturbo e 3.0 V6 biturbo.
Mas, além disso, cabe lembrar que o modelo trilhou um considerável caminho para chegar em sua condição atual. Em outras palavras, a geração atual é a sua terceira. Para entender melhor o impacto e o sucesso desse modelo, vale a pena conferir adiante os detalhes sobre todas as gerações da Amarok.
A primeira geração da Amarok: 2009 a 2016
Na busca por competir melhor no mercado de picapes médias de passeio, a Volkswagen lançou a sorte com os dados com o Amarok 2.0-TSI. Um veículo que estava longe de seus veículos regulares. Também estava longe dos veículos comerciais da Volkswagen.
A marca Volkswagen tinha duas grandes divisões: o carro pessoal e a unidade de veículo comercial. A Amarok foi lançado dentro dessa última divisão, com alguns traços da primeira, Sobretudo com os motores e transmissões. A Amarok foi projetada para ser uma picape de lazer, algo como um RAM 1500 ou um Nissan Frontier.
O carro parecia ser resistente e forte em sua construção na carroceria. A Amarok trouxe algumas comodidades dentro e fora do veículo. Com sua forte presença e lâminas longitudinais na grade, parecia uma concorrente séria no mercado.
Em seu interior, existiam opções para assentos de tecido ou couro. Rádios simples ou uma unidade complexa de entretenimento e entretenimento com sistema de navegação. Os níveis superiores de acabamento apresentavam estofamento em couro com bancos dianteiros aquecidos.
A Amarok apresentava um pequeno motor turbodiesel de 2,0 litros ou um motor 2.0-TSI que era acoplado com um manual de 6 velocidades ou um automático de 8 velocidades, dependendo do mercado. Uma opção para um diferencial traseiro de bloqueio foi oferecida. A Amarok não apresentava um conjunto de transmissão com marcha baixa, mas as marchas mais baixas eram curtas o suficiente para mover a picape em off-road ou puxar um barco para fora da água.
A segunda geração: 2011 a 2016
Em meio ao downsizing, a VW assumiu a liderança, diminuindo o deslocamento do motor para o mercado de pickups para apenas 2,0 litros. Os americanos têm captadores com mais de três vezes mais motores de deslocamento. Este, porém, é diferente. É uma unidade bi-turbodiesel de 2,0 litros que oferece até 170 hp.
Diferentemente do irmão de quatro portas, lançado em 2011, a Amarok cabine simples vem com um manual padrão de 6 velocidades, mas a transmissão automática ZF de 8 velocidades foi oferecida como opção. E isso foi melhor, já que não precisa de uma caixa de transferência ou de uma relação de baixa marcha. A primeira marcha é baixa o suficiente para transportar até 3000 kg e a oitava é ultrapassada para o cruzeiro na estrada.
A cabine única possui uma cama de 2,2 metros de comprimento, que é boa o suficiente para a maioria das cargas. Quem precisa, pode pedir a cabine única da Amarok como cabine de chassi e completar o veículo com outras estruturas, em vez de uma cama.
Foi dada atenção especial à suspensão traseira, onde o cliente poderia ter pedido molas de leves ou pesadas. Ao contrário do irmão de 4 portas, a cabine única pode ser encomendada apenas com molas de lâmina para serviços pesados. Isso permite que o veículo carregue até 1394 kg, dependendo do modelo
O interior da base é coberto de assentos de plástico e tecido, mas ainda possui uma unidade CA e um sistema de som básico.
A terceira geração: 2016 até o momento atual
Após sete anos de produção, a Volkswagen Amarok finalmente foi atualizada em 2016, trazendo mais estilo e potência à versão anterior.
Alinhando-se com a mais recente linguagem de design da VW, a 2017MY Amarok usa linhas mais nítidas e recebe uma nova fonte e uma extremidade traseira, enfatizando o dinamismo e o modernismo.
O interior também foi revisado e ganhou novos assentos ergoComfort ajustáveis eletricamente, novo painel, volante multifuncional e novo sistema de entretenimento e lazer. A maior mudança, porém, está sob o capô, onde o Amarok recebeu um novo coração – um novo turbodiesel V6 que pode ser obtido em diferentes potências para substituir os antigos quatro potes.
Ficha técnica da linha 2020 da Amarok
A linha 2020 da picape Amarok compõe a terceira geração do modelo. Ela vem com três distintas opções de motorização, sendo que a alternativa primária é dotada de um motor 2.0 TDI.
Confira abaixo a ficha técnica da linha 2020 da Amarok, na opção de motorização 2.0 TDI:
Motor | 2.0 TDI |
Tipo | Dianteiro, longitudinal, Turbo e Diesel |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1968 |
Válvulas | 16 |
Taxa de compressão | 16:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) | Diesel: 140 cv @ 3500 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) | Diesel: 34,7 kgfm @ 1600 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Manual 6 marchas |
Tração | |
Tipo | 4×4 |
Freios | |
Tipo | Disco ventilado / Tambor |
Direção | |
Tipo | Hidráulica |
Suspensão | |
Dianteira | Braços sobrepostos, barra estabilizadora |
Traseira | Eixo rígido |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Aço 16 polegadas |
Pneus | 245/70 R16 |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 5254 |
Largura sem retrovisores (mm) | 1944 |
Altura (mm) | 1821 |
Distância entre os eixos (mm) | 3097 |
Capacidades | |
Porta-malas (litros) | 1280 / 1814 (cabine simples) |
Tanque (litros) | 80 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) | 1134 / 1139 (cabine simples) |
Peso em ordem de marcha (kg) | 2036 / 1901 (cabine simples) |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | ND |
Detalhes importantes e interessantes sobre a linha 2020 da Amarok
A linha 2020 da Volkswagen Amarok possui um estilo mais conservador, consideravelmente simples, ainda mais pelo fato de que o exemplar é vendido sem acessórios, com exceção da versão Extreme.
Agora você sabe mais a respeito das três diferentes gerações da picape média Amarok. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!