Todas as gerações da imponente Amarok

Aprenda mais sobre o histórico de versões desse potente modelo de picape

Da Redação

Dentre os diferentes modelos de camionete à venda, a mais potente é, sem sombra de dúvida, a Amarok. Com efeito, sua versão topo de linha exibe um parrudo motor V6 dotado de 225 cavalos de potência. É uma picape média que impressiona por ser porte avantajado e pelo seu desempenho avassalador.

Nos dias atuais, ela pode ser encontrada nas versões de acabamento S, SE, a Comfortline, a Highline e, por fim, a Highline Extreme, tendo opções de motorização 2.0 TDI Turbo, 2.0 TDI biturbo e 3.0 V6 biturbo.

Mas, além disso, cabe lembrar que o modelo trilhou um considerável caminho para chegar em sua condição atual. Em outras palavras, a geração atual é a sua terceira. Para entender melhor o impacto e o sucesso desse modelo, vale a pena conferir adiante os detalhes sobre todas as gerações da Amarok.

A primeira geração da Amarok: 2009 a 2016

Na busca por competir melhor no mercado de picapes médias de passeio, a Volkswagen lançou a sorte com os dados com o Amarok 2.0-TSI. Um veículo que estava longe de seus veículos regulares. Também estava longe dos veículos comerciais da Volkswagen.

A marca Volkswagen tinha duas grandes divisões: o carro pessoal e a unidade de veículo comercial. A Amarok foi lançado dentro dessa última divisão, com alguns traços da primeira, Sobretudo com os motores e transmissões. A Amarok foi projetada para ser uma picape de lazer, algo como um RAM 1500 ou um Nissan Frontier.

O carro parecia ser resistente e forte em sua construção na carroceria. A Amarok trouxe algumas comodidades dentro e fora do veículo. Com sua forte presença e lâminas longitudinais na grade, parecia uma concorrente séria no mercado.

Em seu interior, existiam opções para assentos de tecido ou couro. Rádios simples ou uma unidade complexa de entretenimento e entretenimento com sistema de navegação. Os níveis superiores de acabamento apresentavam estofamento em couro com bancos dianteiros aquecidos.

A Amarok apresentava um pequeno motor turbodiesel de 2,0 litros ou um motor 2.0-TSI que era acoplado com um manual de 6 velocidades ou um automático de 8 velocidades, dependendo do mercado. Uma opção para um diferencial traseiro de bloqueio foi oferecida. A Amarok não apresentava um conjunto de transmissão com marcha baixa, mas as marchas mais baixas eram curtas o suficiente para mover a picape em off-road ou puxar um barco para fora da água.

A segunda geração: 2011 a 2016

Em meio ao downsizing, a VW assumiu a liderança, diminuindo o deslocamento do motor para o mercado de pickups para apenas 2,0 litros. Os americanos têm captadores com mais de três vezes mais motores de deslocamento. Este, porém, é diferente. É uma unidade bi-turbodiesel de 2,0 litros que oferece até 170 hp.

Diferentemente do irmão de quatro portas, lançado em 2011, a Amarok cabine simples vem com um manual padrão de 6 velocidades, mas a transmissão automática ZF de 8 velocidades foi oferecida como opção. E isso foi melhor, já que não precisa de uma caixa de transferência ou de uma relação de baixa marcha. A primeira marcha é baixa o suficiente para transportar até 3000 kg e a oitava é ultrapassada para o cruzeiro na estrada.

A cabine única possui uma cama de 2,2 metros de comprimento, que é boa o suficiente para a maioria das cargas. Quem precisa, pode pedir a cabine única da Amarok como cabine de chassi e completar o veículo com outras estruturas, em vez de uma cama.

Foi dada atenção especial à suspensão traseira, onde o cliente poderia ter pedido molas de leves ou pesadas. Ao contrário do irmão de 4 portas, a cabine única pode ser encomendada apenas com molas de lâmina para serviços pesados. Isso permite que o veículo carregue até 1394 kg, dependendo do modelo

O interior da base é coberto de assentos de plástico e tecido, mas ainda possui uma unidade CA e um sistema de som básico.

A terceira geração: 2016 até o momento atual

Após sete anos de produção, a Volkswagen Amarok finalmente foi atualizada em 2016, trazendo mais estilo e potência à versão anterior.

Alinhando-se com a mais recente linguagem de design da VW, a 2017MY Amarok usa linhas mais nítidas e recebe uma nova fonte e uma extremidade traseira, enfatizando o dinamismo e o modernismo.

O interior também foi revisado e ganhou novos assentos ergoComfort ajustáveis eletricamente, novo painel, volante multifuncional e novo sistema de entretenimento e lazer. A maior mudança, porém, está sob o capô, onde o Amarok recebeu um novo coração – um novo turbodiesel V6 que pode ser obtido em diferentes potências para substituir os antigos quatro potes.

Ficha técnica da linha 2020 da Amarok

A linha 2020 da picape Amarok compõe a terceira geração do modelo. Ela vem com três distintas opções de motorização, sendo que a alternativa primária é dotada de um motor 2.0 TDI.

Confira abaixo a ficha técnica da linha 2020 da Amarok, na opção de motorização 2.0 TDI:

Motor 2.0 TDI
Tipo Dianteiro, longitudinal, Turbo e Diesel
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada em cm3 1968
Válvulas 16
Taxa de compressão 16:1
Injeção eletrônica de combustível Direta
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) Diesel: 140 cv @ 3500 rpm
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)  Diesel: 34,7 kgfm @ 1600 rpm
Transmissão  
Tipo Manual 6 marchas
Tração  
Tipo 4×4
Freios  
Tipo Disco ventilado / Tambor
Direção  
Tipo Hidráulica
Suspensão  
Dianteira Braços sobrepostos, barra estabilizadora
Traseira Eixo rígido
Rodas e Pneus  
Rodas Aço 16 polegadas
Pneus 245/70 R16
Dimensões  
Comprimento total (mm) 5254
Largura sem retrovisores (mm) 1944
Altura (mm) 1821
Distância entre os eixos (mm) 3097
Capacidades  
Porta-malas (litros) 1280 / 1814 (cabine simples)
Tanque (litros) 80
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) 1134 / 1139 (cabine simples)
Peso em ordem de marcha (kg) 2036 / 1901 (cabine simples)
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) ND

Detalhes importantes e interessantes sobre a linha 2020 da Amarok

A linha 2020 da Volkswagen Amarok possui um estilo mais conservador, consideravelmente simples, ainda mais pelo fato de que o exemplar é vendido sem acessórios, com exceção da versão Extreme.

Agora você sabe mais a respeito das três diferentes gerações da picape média Amarok. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *