Governo do Piauí pagou R$ 18 milhões em publicidade para TVs em 2021
O Governo do Piauí quase dobrou os gastos com publicidade e propaganda no ano de 2021, comparado com 2020. O aumento foi de 78%.
Em 2020 o gasto foi de R$ 42.436.804,06 (quarenta e dois milhões, quatrocentos e trinta e seis mil, oitocentos e quatro reais e seis centavos), e saltou para 75.554.090,67 (setenta e cinco milhões, quinhentos e cinquenta e quatro mil, noventa reais e sessenta e sete centavos) com a “divulgação dos programas, metas e ações do governo a sociedade em geral”.
O aumento possibilita turbinar gastos com publicidade em 2022, ano eleitoral. De acordo com o artigo 73, inciso VII, da lei nº 9.504, o orçamento para publicidade no primeiro semestre do ano eleitoral não pode ser maior do que a média dos primeiros semestres dos três anos anteriores. Isso porque a publicidade institucional é proibida nos três meses que antecedem o pleito.
Chama atenção os vultosos valores gastos em 2021 com os canais de televisão, que atingiram mais de R$ 18 milhões, assim distribuídos:
1 – Carnaúba Comunicação e Publicidade (TV MEIO NORTE) – R$ 5.021.623,91
2 – Livan Radiodifusão (TV ANTENA 10 ) – R$ 3.878.918,56
3 – Televisão Pioneira (Cidade Verde) – RS 3.404.908,30
4 – TV Rádio Clube – R$ 3.029.333,60
5 – Rádio e TV Schappo (TV Band Piauí) – R$ 2.482.771,86
6 – Fundação 14 de Agosto (TV Costa Norte-Parnaíba) – R$ 617.407,07