Marcelo Nordeste se destaca com o trabalho realizado a frente da Secretaria de Cultura Picos

Secretário atendeu várias demandas da classe artística e esteve a frente dos principais eventos realizados pela Prefeitura

Da Redação

Depois de ser nomeado para o cargo de secretário municipal de Cultura de Picos, no início de 2020, o enfermeiro, Marcelo Cordeiro Dias, o Marcelo Nordeste, de 38 anos, filho do humorista de renome nacional, Ivonildo do Nordeste, deu início a um árduo trabalho que teve como ponto de partida a retomada por parte da confiança dos artistas locais em relação à pasta.

Já bastante conhecido no meio cultural, o secretário conseguiu aos poucos reconstruir a ponte de confiança e credibilidade que havia sido quebrada por gestores que o antecederam nas últimas administrações que estiveram a frente da Prefeitura de Picos.

Com a as pazes selada entre a Secretaria de Cultura e o meio cultural local, Marcelo Nordeste deu início ao trabalho de convocar, pessoalmente ou por telefone, os s artistas picoenses para se inscreveram na Lei Aldir Blanc, de incentivo a cultura.

“Porque na gestão anterior tinha vindo recurso de R$ 500 mil reais e tinha voltado R$ 365 mil [para União] e ficou esse desafio de contemplar e repassar esse valor para não retornar aos cofres públicos e assim foi cumprindo”, explicou o secretário de Cultura.

Ele acrescentou que com sua postura de fazer a busca ativa dos artistas o recurso não retornou a União e beneficiou 114 pessoas físicas com o Prêmio Raimundo Sávio Matos Barão de Reconhecimento Cultural a Artistas e Trabalhadores da Cultura do Município de Picos.

Outra importante ação nesse primeiro ano da gestão de Marcelo Nordeste foi, em meio à pandemia do novo coronavírus, realizar a Live “São João Virtual”, que reuniu no Mirante Urbano cerca de 17 artistas que levaram muita animação com uma transmissão ao vivo pela Internet e redes sociais, o que rendeu muitos elogios.

Coube ainda ao secretário de Cultura, delegado pelo prefeito, Gil Paraibano, do Progressistas, realizar uma iluminação comemorativa nas ruas e praças para a realização do aniversário de 131 anos de Picos e a celebração do Natal Luz e mais uma vez ele conseguiu atender as expectativas da gestão municipal.

“Tivemos algo em torno de dez dias de comemorações prestigiando os artistas locais, prestigiando o setor cultural local, viabilizando entretenimento para as famílias, sobretudo, as crianças com brinquedos disponibilizados gratuitamente bem como lanches disponibilizados de graça na Praça Josino Ferreira, e toda essa movimentação viabilizou financeiramente o comércio informal das pessoas que tiram seu sustento no entorno da Praça, comercializando desde lanches até brinquedos”, pontuou Marcelo Nordeste.

Bem relacionado, humilde, transparente, mas acima de tudo competente, assim o secretário de Cultural é visto pelo setor cultural, haja vista as constantes demonstrações de elogios públicos e depoimentos que são feitos por membros da classe artística picoense, tendo em vista entre outras coisas o apoio incondicional do gestor no chamamento, na inscrição e na divulgação do resultado da Lei Aidir Blanc.

Além desses projetos de maior amplitude, a Secretaria de Cultura na gestão de Marcelo Nordeste desenvolve projetos de capoeira nos bairros Aerolândia, Morada Nova, ginástica e aula de violão e teclado no Aerolândia.

Também foi o secretário o responsável pela reforma da Quadra do Bairro Aerolândia, espaço que anteriormente abandonado é utilizado atualmente pelos jovens para a prática de futsal, basquetebol e voleibol.

“Também viabilizamos aula de violão na Secretaria de Cultura e de pilates e de ginástica na Academia de Saúde da Avenida Severo Eulálio”, completou.

Para este ano de 2022, Marcelo Nordeste pretende dar continuidade a esse trabalho bastante promissor e coeso, mas sempre com os pés no chão, sem vaidades, estando solícito a atender as demandas e sempre aberto a dialogar com qualquer segmento cultural da cidade de Picos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *