Presidente Jair Bolsonaro faz visita à cidade de Parnaíba (PI)
A advogada Rubenita Lessa, que também acompanhou o voo de Jair Bolsonaro e sua comitiva rumo ao Piauí, postou mais cedo foto ao lado do presidente. “E ele veio, como sempre, brincado. ‘É Rubenitaaaa! Vamos lá [sic]”, publicou no Instagram.
O deputado estadual Andre Fernandes, do Ceará, posou ao lado do presidente Jair Bolsonaro, logo após o desembarque no aeroporto de Parnaíba.
Os tabuleiros litorâneos servem para a captação de água do Rio Parnaíba, que percorre um canal de 1,3 mil metros, servido para irrigação de áreas com plantação de acerola, abacaxi, goiaba, banana e outras frutas, que em boa parte são levadas para exportação.
Na volta ao aeroporto, o presidente fará discurso e irá receber título de cidadão parnaibano, que será entregue pelo prefeito Mão Santa.
O presidente veio acompanhado do ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência , Augusto Heleno, da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.
Ontem, a Justiça Federal negou pedido de liminar em ação popular que pedia a suspensão da inauguração. O juízo considerou que “o pedido liminar de suspensão da inauguração e funcionamento do novo espaço não se mostra adequado aos interesses público e social envolvidos”, por se tratar de “serviço educacional que será posto à disposição da comunidade e/ou da categoria envolvida”.
Um dos principais impasses da visita do presidente é a inauguração da escola militar do Sesc. A entidade paraestatal pretendia dar ao prédio o nome do presidente Jair Bolsonaro, mas há dúvidas sobre a legalidade do ato, já que a Constituição proíbe atribuição de nome de pessoas vivas a prédios públicos.
A placa com o nome de Bolsonaro chegou a ser removida, já que a questão foi judicializada. O entendimento de alguns juristas é que o presidente incorreria em crime, caso inaugurasse a escola em seu nome.
Na agenda oficial divulgada pelo Planalto, é feita referência à visita em “escola do Sesc – Edifício Miranda Osório”.
Aumenta a movimentação de apoiadores em frente ao aeroporto. Eles fazem coro de “mito, mito”, em referência ao presidente Bolsonaro.
Vídeo encaminhado pelo WhatsApp.
Enquanto aguardam a chegada do presidente, apoiadores cantam o Hino Nacional.
O grupo que aguarda a chegada de Jair Bolsonaro no aeroporto de Parnaíba rejeita a presença de políticos do PT no evento. A presença do governador Wellington Dias no evento é uma possibilidade admitida pelo Palácio de Karnak.
Quem já chegou ao aeroporto foi o presidente da Assembleia Legislativa, Themísticles Filho, que apesar de não ser do PT, enfrentou resistência por parte da militância bolsonariana.
“Agora tu vem, não é Themístocles”, grita um dos homens que aparece no vídeo abaixo.
Mais cedo, a deputada federal Joice Hasselmann, líder do governo no Congresso Nacional, informou pelo Twitter que também acompanharia o presidente na visita ao Piauí.
Bom dia! Sigo com a comitiva do nosso presidente Bolsonaro para minha terra do coração: meu amado Nordeste. Hoje pela manhã fazemos agenda em Parnaíba com prefeito @MaoSanta20. À tarde volto para Câmara com a missão de segurar os detalhes da MP da Liberdade! Simbora, minha gente!
Entre os nomes que integram a comitiva, estão o prefeito de Teresina, Firmino Filho, e o deputado federal Júlio César.