Vacina contra gripe é liberada para toda a população

O Ministério da Saúde divulgou que a partir de hoje, 3 de junho, que as vacinas contra a gripe podem ser tomadas por toda a população. Até o último dia 30, sexta-feira, quase 80% do público prioritário havia sido vacinado quando a campanha encerrou. Esse total representa 47,5 milhões de pessoas. O Ministério reforça que o público prioritário da campanha, que não compareceu aos postos para se vacinar, têm a oportunidade de se protegerem enquanto houver estoques.

Durante o período da campanha, que começou em 10 de abril e encerrou em 30 de maio, o público alvo era de 59,4 milhões de pessoas, envolvendo gestantes, crianças (entre 6 a menores de 6 anos), pessoas idosas, povos originários, professores, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de profissionais de segurança e salvamento.

Ressalta-se que, segundo o Ministério, o público prioritário é definido a partir da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que compreende serem grupos com mais suscetibilidade a graves doenças respiratórias.

Os seis estados que alcançaram a meta de 90% da população vacina foram: Amazonas  e Amapá com 98,5%), Pernambuco com 93,6%, Espírito Santo com 91,3%, Rondônia, com 90,4% e, Maranhão, com 90%. Rio de Janeiro, Acre e São Paulo são os estados com menor porcentagem de pessoas vacinas.

 

vi agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *