Vereadora de Teresina vem a Picos conhecer projeto de castração de animais de rua implantado pelo Secretário Aldo Gil

Thanandra Sarapatinhas, do Patriotas, disse que o município está de parabéns pela iniciativa e serve de exemplo para todo o Estado do Piauí  

Da Redação

A cidade de Picos é uma das poucas cidades do Estado do Piauí a colocar em prática o Projeto de Castração Gratuita de animais de rua.

O Projeto aprovado há cerca de seis anos pela Câmara de Vereadores de Picos foi colocado em prática somente agora na gestão do secretário municipal de Saúde, Aldo Gil.

O gestor informou que a castração começou a ser feita no início desse mês de agosto, em uma clínica veterinária conveniada, e até agora mais de 50 animais de rua já foram castrados.

“Está sendo um sucesso e como nós iniciamos as ONG’s de protetores de animais encostaram para perto e nós estamos com essa parceria saudável que é um projeto que precisa realmente da ajuda de todos e temos parceria com outras secretarias que estão nos dando apoio, suporte e com isso nós estamos conseguindo dá andamento a esse projeto que é tão necessário não só para a proteção dos animais de rua, como para evitar a proliferação e o sofrimento e maus tratos, como a questão de saúde pública, pois nós sabemos que os animais de rua passam doença, carrapato e provocam acidentes de carro e de moto”, pontuou Aldo Gil.

E esse projeto de castração de animais de rua implantado pela Secretaria de Saúde de Picos tem chamado a atenção em todo o Estado do Piauí.

Prova disso é que a defensora de animais e vereadora na cidade de Teresina, Thanandra Sarapatinhas, do Patriotas, esteve em Picos nesta quinta-feira (26), para acompanhar de perto esse projeto implantado pelo secretário, Aldo.  

Durante visita ao município picoense a vereadora, Thanadra, falou a nossa reportagem que ficou surpresa de Picos ter dado o ponta pé inicial na castração dos animais de rua.

“Eu fiquei muito feliz e vim conhecer de perto porque na Capital ainda não tem e aqui como uma cidade menor deu esse ponta pé inicial eu fiquei surpresa e muito feliz e que sirva de exemplo para Teresina e que os outros vereadores me ajudem a implantar em nossa Capital”, pontuou a parlamentar teresinense.

Ela também visitou a clínica veterinária onde estão sendo feitas as castrações e as dependências do Centro de Zoonoses para onde são levados os animais já castrados, sendo que eles permanecem no local a espera de uma adoção.

Durante a visita ao órgão, o secretário Aldo Gil, informou que Secretaria de Saúde irá construído um outro canil no local para que os animais castrados possam em permanecer enquanto aguardam ser adotados.

“Com o início desse projeto de castração nós iniciamos a reforma do Centro de Zoonoses e a ampliação construindo mais um canil com de sete a dez baias em um local separado para que esses animais sejam colocados para a adoção”, destacou o secretário de Saúde de Picos.

A presidente da APAPI (Amigos Protetores dos Animais de Picos), Sânya Elayne, também acompanhou a visita da vereadora, Thanandra Sarapatinhas, e destacou que Picos está de parabéns por ter colocado em prática o projeto de castração de animais de rua.

“Picos está vivenciando um momento histórico e nós estamos super felizes de está construindo essa história da causa animal aqui no município de Picos com essa parceria pública com a APAPI”, comemorou Sânya Elayne.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *